Noticias

Rapper de Guiné Equatorial relata resistência a quatro décadas de ditadura em programa no YouTube

Jojo El2504 é um dos convidados do Barras Maning Arretadas, programa apresentado por brasileiros na quarta-feira às 18h

A Guiné Equatorial é um país que vivencia uma ditadura desde 1979. O presidente Teodoro Obiang, que inclusive tem o filho como vice, suprime as diversas formas de resistência, tendo inclusive prendido os membros de partidos de oposição às vésperas de uma eleição.

Ainda assim, há algumas forças de resistência como a música rap e o jornalismo independente. Entre os nomes que apresentam críticas e lutas por melhorias, está o rapper Jojo EL2504. O artista é uma das atrações de programa de rap Barras Maning Arretadas, apresentado pelos brasileiros Carlos Mossoró e César Hostil. O programa inicia às 18h do Brasil e é disponibilizado em YouTube.com/Barrasmaningarretadas.

A dimensão internacional desse projeto surgiu de pesquisa de doutorado do seu apresentador, Carlos Mossoró. Com isso, reúne mais de 20 países. Uma prova disso é que ainda traz como atração o “Papo de Cambas”, um diálogo entre Brasil e Angola, que terá o tema grafitti. As atrações convidadas para o debate são Muleca XIII, brasileira residente em Portugal e ZBI, que tem um mural em homenagem a ativistas de Angola, que já faleceram por negligência ou combate direto ao regime angolano, governado pelo mesmo partido desde 1975.

O programa ainda traz destaque para as novas gerações do rap, a exemplo de Levi, atração do programa e que é residente da cidade de Mossoró, no interior do Rio Grande do Norte, no Nordeste do Brasil.

Ainda haverá a divulgação de lançamentos das músicas de países de língua oficial portuguesa. Um destaque especial é o projeto 10conhecidos, em comemoração aos 10 anos do Underground Lusófono, plataforma pioneira em unir artistas de países de língua oficial portuguesa. O projeto de aniversário concede a oportunidade de artistas anônimos gravarem em um projeto internacional de rap.

Fuente: https://www.canalraprj.com.br/rapper-de-guine-equatorial-relata-resistencia-a-quatro-decadas-de-ditadura-em-programa-no-youtube/